Fratura de Fêmur

06 mar 2012
Postado por admin

Recebi uma paciente de 64 anos que apresenta uma fratura terço distal de femur com limitação na ADM de joelho, já faz 30 dias que fez a colocação de duas hastes e parafuso metálicos sendo que a fratura já se encontra consolidada, e o médico já liberou-a para a fisioterapia e leve descarga de peso com apoio do andador. Ela sente uma dor no joelho de 7 na escala analógica da dor, as ADM de extensão, flexão, adução e abdução de quadril estão normais, flexao de joelho limitada, ADM do tornozelo normais, apresenta uma leve colagenase no joelho que provoca a rigidez da articulaçao, aderencia da patela, temperatura normal, apresenta creptação articular do joelho, fraqueza de quadríceps, alem desses fatores a paciente apresenta um pino metalico na região medial abaixo plato tibial do joelho. No entanto, minha dúvida é se eu posso usar ultra som pulsado associado ao calor da manta térmica que é mais superficial (da seguinte maneira: esquentou desliga-a, esfriou - liga até esquentar novamente e desliga, por 20') para ajudar na quebra da colagenase, na tentativa de ganhar ADM articular do joelho, e o fes para recrutar a musculatura do quadríceps. Estarei aguardando um retorno o mais breve, muito obrigada pela atenção, se puder me responder via e-mail seria mais fácil pra mim.

Olá, obrigado pelo seu

Olá, obrigado pelo seu contato.

Considerando apenas as informações que você enviou, creio que você está correta em focar na recuperação da ADM e força muscular, especialmente do quadríceps.

É provável que a dor que ela sente seja apenas pela restrição capsular e pela instabilidade da patela resultante da perda de força do quadríceps. Também é preciso considerar que por ser mulher e pela idade, pode haver um processo degenerativo no joelho, em especial na femoropatelar.

Para resolver a questão da rigidez, o calor seria o mais adequado. A princípio não vejo a necessidade do uso de US, uma vez que você mesmo diz que a rigidez é leve. Apenas um calor superficial poderia ser usado por 20 minutos. Não vejo necessidade de ligar, desligar......Não precisa se preocupar com a síntese metálica. Apenas faça durante ou depois do calor mobilização passiva e ativa para ganhar ADM.

Quanto a recuperação da força muscular, dependendo da dificuldade que a paciente tem de recrutar o quadríceps, você poderia usar o FES. Quando ela estiver em condições de recrutar o quadríceps, o FES pode ser dispensado e você deve incluir carga para dar continuidade ao fortalecimento.

Espero ter ajudado.
Valdeci